domingo, 21 de abril de 2013

DESABAFO!


Não sei o que está acontecendo, mas a juventude de hoje tem um perfil muito diferente daquela da década de 80, por exemplo. Será que o "vazio" deixado pelo o avanço na tecnologia das comunicações vem interferindo de maneira negativa no comportamento desses jovens e adolescentes? É realmente o besterol da internet, os ridículos programas da televisão e as músicas sem letras dos pseudos sertanejos universitários que os tornam "ocos" sem conteúdo para sustentar uma boa conversa, produzir bons textos, pensar e agir de forma correta? Construir laços de amizades duradouras, realizar projetos e provocar mudanças? Por onde anda aquele respeito pelas pessoas mais velhas, pelo professor, pela mulher?

 É, meus caros amigos, o mundo está cada vez mais inclinado para a futilidade midiática e os princípios éticos e morais há muito tempo que se foram. Resgatar tudo isso me parece uma missão quase que impossível, pois a doença é progressiva e o interesse de quem pode frear o "trem desgovernado" é pouco. O abismo está cada vez mais perto e não tem como evitar a tragédia.

              Saudades dos bons tempos em que nos reuníamos para ouvir uma música de qualidade,(inclusive as sertanejas) falar sobre romances e poesias sem a esqualidez de hoje, sem os impropérios aos bons costumes sociais e familiares. Era, sem dúvidas, uma geração mais "cabeça", focada no futuro, sem esquecer as responsabilidades do presente. Para confirmar o que estou dizendo, experimentem caros leitores, conversar com alguns dos jovens que representam essa chamada terceira revolução e prestem atenção no "papo" e nas atitudes deles. Vejam como é lamentável a falta de compromisso e de respeito pela própria vida. É claro que não são todos que têm esse perfil, porém é assustador o percentual de imbecilidade existente na (de)formação discursivas dessa turma, tornando-se cada vez mais difícil acreditar num progresso cultural e econômico verdadeiro da nossa sociedade.

              A educação seria a saída, porém essa se encontra abandonada pelo poder público que de forma demagoga, diz que valoriza o profissional do magistério com propagandinhas mentirosas veiculadas na televisão. Se não houver um alerta para a situação lamuriante no que se refere as atitudes de boa parte dos jovens rebeldes, malfeitores e usuários de drogas, certamente o Brasil continuará na mesmice por muito tempo. Nem os caras pintadas temos mais! O que se pintam na verdade é o sete e um futuro nada animador para a nação. E se assim está bom para os governantes e seus chibabas, pra que mudar? A ignorância é um item fundamental para a permanência da desfaçatez política. E ela, com certeza, é cuidada desde cedo.

              Não pense ninguém que é diferente! Por trás do discurso bonito sobre a educação dos nossos jovens e o progresso do País há algo terrível e indomável que transforma o nosso sonho de justiça e igualdade social em pesadelo.

              Diante de tudo isso, devo dizer que a minha geração vem tentando de forma quase inútil mostrar outros caminhos para esses jovens, mas infelizmente estamos batendo em ferro frio e nada tem mudado. Estamos nos sentindo fracassados, impotentes. Eles se sentem donos da verdade, capazes de revirarem o mundo, de construir seus conceitos e criarem uma nova ordem social em que o errado é doutrina e o certo é burrice. Que Deus nos proteja dessas mazelas e nos dê forças para continuar na peleja da mudança, mantendo sempre o sentimento de fé e esperança num mundo melhor.

Eu sou Anderson Luís, nasci nesta cidade a qual eu AMO de PAIXÃO.

2 comentários: